terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Por que o brasileiro lê pouco?

Bom dia!

Recentemente, assisti à uma palestra sobre memorização e leitura dinâmica. Uma informação dada pela palestrante chocou a plateia: o brasileiro lê menos de um livro por ano!!!!

Isto ficou me atormentando, porque eu leio tanto, que certamente estou ajudando a contribuir para que a estatística não vá a zero!

Daí, resolvi publicar estes dois textos sobre os motivos de o brasileiro ler tão pouco. Ao final deste post eu deixo uma pergunta para você, meus queridos seguidores.

Texto 1:

Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a Unesco. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores. O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

"Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio." Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, é isso já é outra história.

Fonte Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc).

por Raphael Soeiro - Revista Superinteressante - nov/10

* * * * * * * * * * * *
Texto 2

Brasileiro lê pouco mesmo e isso não é novidade.


A tradição de ler não está enraizada no nosso país. Embora tenhamos uma lista de grandes escritores isso não está no nosso sangue, mas feliz daquele que trouxe o hábito de ler de casa. Além de ser a melhor maneira de incentivar a leitura você não corre o risco de perder esse hábito na escola, mas isso se vê cada vez menos no Brasil.

Não é com todo mundo que acontece o que diz na bela frase de Henry Thoreau: "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um único livro"

No Brasil não existe um lugar para se formar leitores. Nem na escola nem na Universidade.

No Brasil isso já é problema que não se conseguiu resolver e pelo jeito se está longe disso.

Uma pesquisa realizada anos atrás mostrou que o desinteresse pela leitura está ligado a razões econômicas e culturais. Os membros da classe A reveleram que 50% tinham o hábito de ler, já na B este indice caiu 13% chegando aos 37%. Na classe C e D registrou-se um percentual de 27% e 21% respectivamente.

Tem como melhorar tudo isso em casa, na escola ou nas empresas?

- Nas escolas

Lá a coisa está cada vez mais difícil. Os próprios professores que tentam incentivar não são leitores. Os que tem autoridade para isso indicam bons livros, principalmente os maravilhosos clássicos, mas esses livros do século 18 que são indicados para jovens de 16 anos não são adequados para aquele momento. Trabalhar com clássicos numa turma de 40 jovens não dá. E sabe o que piora? Vários educadores e especialistas culpam a escola pela repulsa dos jovens aos livros, ou seja, depois de um jovem entrar em contato com vários clássicos, mas que no momento não lhe dizem nada, pode tornar impossível levar um jovem a ler novamente ou fazer com que eles voltem a procurar livros fora de escola.

- Nas empresas

As empresas podem patrocinar e doar livros e material escolar onde isso falte.

Comunicar os funcionários sobre atividades culturais e educacionais.

Realizar eventos com o objetivo de arrecadar livros para bibliotecas escolares próximas da empresa;

Oferecer para escolas assinatura de jornais e revistas.

Reunir os filhos dos funcionários na empresa para atividades variadas com livros e leitura.

- Em casa.

Este é o lugar mais fácil, simples e eficaz. Tenha livros, gibis e revistas na sua casa e inclusive, principalmente dentro do banheiro. Você não gosta de ler, mas quer incentivar seu filho? Leia alguma coisa, mas não fique falando dos benefícios daquilo que você não conhece, pode ser pior e será. Seja exemplo e não venha com aquele papo do "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" seu filho vai fazer o que você faz e ponto.

Saiba o que seu filho gosta, hoje até que anda de skate escreve livros. Se você usar meia hora do seu dia para sentar com seu filho para ler já é um grande negócio.

Leia um pouco saia volte e invente uma desculpa para sair de fininho se não conseguir fazer isso.

Existem milhares de receitas, mas saiba que em casa o serviço e melhor e mais bem feito. E você pode ficar a tento ao que seu filho lê.

Sobre ler ao nos comparar com nossos vizinhos sul-americanos adivinhe em que posição estamos?

Pois é somos os últimos.


 

 

 



 

 

 

 

14 comentários:

  1. Olá! Realmente a leitura não faz parte da rotina de muitos brasileiros, inclusive de alguns amigos meus, dizem que dá sono! rs
    Eu adoro ler! No momento estou lendo a biografia do Ricky Martin e o livro Secretária: Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira da Editora Senac.

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou lendo "Quem me roubou de mim" - Padre Fabio de Melo. Mto bom o livro, a principio eu tive um pouco de preconceito por se trata de um livro de um padre, mas o livro é maravilhoso...
    Também no meio tempo estou lendo "Memórias de um Suíca (não lembro o nome do autor)
    Inglês para curiosos (livro de carro, qdo estou parada em algum lugar é ele que leio)
    E o próximo "Só é gordo quem quer"... odiei o nome do livro, mas vou fazer um esforço... todos estes em mãos... queria ler mais... mas não consigo... :-) Adri - Atibaia

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, os brasileiros não têm muito o hábito de ler. Meu marido lê muito e meu filho de 8 anos parece estar tomando gosto pela leitura também, felizmente. A escola incentiva essa prática, trocando livros a cada 15 dias. Assinamos gibi há alguns anos e ele curte muito! Eu estou lendo "O Sócio", de John Grisham, meu marido está terminando "The Secret Code", de Dan Brown, e já iniciando "1822", de Laurentino Gomes. Assim como a Adri, eu também gostaria de ler mais, mas é difícil ser a profissional, a mãe, a esposa, a atleta, a filha etc etc. Abs, Jacimara, Jundiaí

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou lendo o Símbolo Perdido de Dan Brown, e já li vários dele, mas gosto muito e leio também os livros da Zibia Gasparetto.
    A leitura é um hábito saudável pra mente.

    ResponderExcluir
  5. Quando morei na Inglaterra que tomei o gosto pela leitura.

    Em casa minha televisão não é ligada a antena justamente para não correr o risco de chegar do trabalho ficar na frente da TV. Em vez disso optei em assinar as revistas para me manter atualizada.

    No momento estou lendo o livro O PODER DO SILENCIO. (não lembro o autor).

    Renata - Itatiba/SP

    ResponderExcluir
  6. Meire querida bom-dia e parabéns pela pesquisa.

    Não consegui postar um comentário, mas estou lendo “ O Patinho Feio Vai Trabalhar” da Meet Norgaard e recomendo a todas porque é excelente , “ Coragem “ do Osho e relendo “ Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem “ do Bob Nelson que também é ótimo!

    Beijos

    Mª da Graça Gonçalves Rosa

    ResponderExcluir
  7. Meire, boa tarde.
    Sempre gostei muito de ler e concordo que o hábito vem de casa, sim. Minha mãe me alfabetizou aos dois anos e meio (sério!)e a a partir de então foi maravilhoso desenhar e criar minhas histórias com textos. É por isso também que o brasileiro escreve e fala muito mal...é tudo consequência. Bom, minha leitura do momento, maravilhosa, é o Ágape, do Padre Marcelo Rossi e o Símbolo Perdido, de Dan Brown.
    Grande beijo,

    ResponderExcluir
  8. Meire... desculpe.... pretendo mudar isto urgentemente na minha vida, mas atualmente tenho feito parte da estatística! :-(
    O último livro que comecei a ler no ano passado foi Paixão Índia de Javier Moro, mas não me empolguei muito e acabei não terminando. Embora esteja com vários livros em casa me aguardando, atualmente só tenho lido o jornal.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Olha pessoal, sei que sou uma exceção da raça, mas sou compulsiva por leitura. LEIO MUUUUITO! Meu pai lia bastante, e desde pequena (ele morreu quando eu tinha 9 anos) eu achava bonito ver ele lendo no sofa. Meu primeiro livro foi "Aventuras de Xisto" na 5a. serie. A historinha era interessante e a partir dai não parei. Leio ao menos 1 livro por semana. Minhas filhas (tenho 3) tambem possuem o habito de ler, nao tanto quanto eu, mas em media 1 ou 2 livros por mes. Acho então que o 'gosto pela leitura' pode ser ensinado. Minha filha mais nova, começou com gibis quando iniciou sua alfabetização, hoje aos 9 anos gosta da seria 'Querido Diario Otario'... já leu uns 5.

    Aqui em casa estamos lendo:
    Ana (9 anos) - Querido Diario Otario - 8
    Giovanna (16 anos) - Fallen
    Gabriela (18 anos) - O Poder
    - Comporte-se como uma Dama e pense como um homem.
    Abner (meu irmao) 34 anos - A Cabana
    - Nephilin
    Eu - Como Entender o Efeito Sombra em sua vida
    - A terapia da Reforma Inteima
    - Pessoas Inteligentes sabem o que querem
    - A Rainha Herege

    ResponderExcluir
  10. Olá Meire,
    No momento estou lendo 40 sim! E dái?
    Bjs,
    Arlete

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Meire!
    Também tenho uma fila de livros, que anda mais lentamente do que eu gostaria.
    O livro da vez é: "Do que eu falo quando falo de corridas". Seu autor é o romancista japonês Haruki Murakami, e está sendo muito leve e divertido.
    Parabéns pela iniciativa! Os comentários anteriores trazem boas dicas quem pressionarão minha fila para frente.:)
    Abraços
    Vitor Seravalli

    ResponderExcluir
  12. Nesta semana eu terminei de ler o livro "A Casa" do autor brasileiro André Vianco (o mesmo dos thrillers "Os Sete" e "Sétimo") e comecei a ler "Histórias de Fantasmas" de Charles Dickens.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite amiga,
    bem, sou apaixonada por livros, e ultimamente tenho optado por comédias. Recomendo pra quem quer se divertir, e reconhecer suas próprias e típicas trapalhadas femininas em todas as páginas, leia todos os livros da autora Marian Keyes. No momento estou lendo seus dois últimos lançamentos "Tem alguém aí?" e "Cheio de Charme" hilariantes. bjs Marcela/Itatiba

    ResponderExcluir
  14. Meire,

    Muito interessante seu post...realmente é triste saber que a população do Brasil é tão carente de leitura! Atualmente estou lendo Gestão de Comunicação e Marketing do Mitsuro Yanaze e o Corpo Fala da Editora Vozes. bjs!

    ResponderExcluir

Planeta Sustentável