domingo, 6 de março de 2011

ACORDOS COMUNITÁRIOS

Boa noite!

O texto que você vai ler a seguir pode não ser tão novo assim. Certamente você já ouviu muitas destas dicas nos tantos cursos que já fez, ou em várias palestras ou mesmo já conversou com tantos profissionais da área de Psicologia Organizacional, que pode não querer seguir adiante com a leitura. Mas, eu te convido a ler mesmo assim!  Ler com os olhos da alma, com sabedoria e constatar que tudo o que você tem feito ao longo da tua carreira ou mesmo na tua vida pessoal está de acordo com estas palavras. E na sua plena sabedoria você irá repassar estes ensinamentos às jovens assistentes, nossas futuras substitutas. Isto é a Corrente do Bem.


 Acordos Comunitários


Assuma responsabilidades por seus próprios sentimentos. Não espere que os outros leiam sua mente.



Comunique-se diretamente com a pessoa ou pessoas envolvidas no assunto. Evite trabalhar através de intermediários. Se alguém lhe solicita uma informação sobre um assunto que você desconhece, remeta-o à fonte apropriada.


 
 
Evite falar criticamente sobre outras pessoas nas suas costas, a não ser que você faça as mesmas críticas frente a frente. Para evitar especulação inútil, dê nomes específicos quando fizer um comentário crítico durante um encontro.




Estabeleça sua posição ou ideia antes de perguntar como outros se sentem sobre ela. Observe se você está induzindo alguém a dar uma resposta "errada". Isto é correto? Seja corajosa e se coloque em foco primeiro.



Pratique ouvir atentamente. Ouça silenciosamente e com seu ser total até o orador terminar de falar.



Ofereça feedback sempre. Isto evita que ressentimentos crescam. Dê "cutucões" positivos!



Respeite e valide outros sentimentos. Se você não concorda ou não apoia outras declarações, tome consciência do que foi dito e, então, dê seu ponto de vista. Seja empática.




Use levemente o humor; não seja mordaz.


(extraído do livro "Creating Community Anywhere", de Shaffer e Anundsen).

Se ao terminar de ler você concluir que ainda há tempo de adotar alguns destes conselhos, parabéns!

Um abraço,

Meire Melo

Um comentário:

  1. Oi, edito o blog de moda Menina Má e adoraria que você me ajudasse a conseguir minha meta desse mês. Só basta seguí-lo. Já sigo aqui.
    Beijos,

    meninamarlld.blogspot.com

    ResponderExcluir

Planeta Sustentável