sábado, 5 de março de 2011

Torne-se uma Assistente Executiva

Se fazer o salto na carreira de assistente administrativo para assistente executiva atrai sua atenção, comece a tomar a liderança deste propósito. Preste atenção aos seguintes conselhos sobre quais os fatores que podem fazer a diferença entre desfilar no tapete vermelho da escada administrativa e ficar de fora, assistindo as outras desfilarem!

Seja proativa

Apesar de os fortes conhecimentos de informática poder te fixar em uma posição de assistente administrativo, as candidatas às vagas de assistente executiva devem mostrar iniciativa.

Tomemos um exemplo: não basta reunir propostas para a obtenção de uma copiadora nova para o escritório. Em vez disso, olhe para “compra versus arrendamento”, olhe para as comparações de custo e investigue se uma copiadora nova é realmente necessária.

O importante é demonstrar que você pode pensar estrategicamente e de forma proativa ao invés de meramente reagir às solicitações dos outros. Na opinião dos selecionadores, as candidatas apresentam em seus currículos lista dos deveres no trabalho, porém muito pouco sobre o que elas realmente realizam.

Se o seu papel atual aparenta falta de oportunidades para a iniciativa, assuma a liderança: peça ao seu executivo para ser envolvida em projetos adicionais. Paralelamente, vá indicando os resultados da sua criatividade em seu currículo.

Demonstre confiança e dedicação

Quando avalia candidatas em nível administrativo, Dan Campbell, CEO da Atlanta Hire Dynamics, procura por habilidades que beneficiam CEOs, COOs e outros executivos de nível “C”, como prova de honestidade e confiança.

"As pessoas de nível ‘C’ querem contratar pessoas em quem possam confiar. Então, se você tem uma história com êxito por lidar com informações confidenciais, certamente é uma vantagem”, diz ele.

Seja um ativo inestimável, não apenas uma assistente

As normas são mais rigorosas para assistentes executivas do que para os assistentes administrativos, pois as executivas podem fazer uma enorme diferença nas operações do dia-a-dia de uma empresa, segundo Campbell. Ele contratou uma assistente executiva há apenas três meses e já a respeita como um ativo de valor inestimável para sua empresa.

"Minha personalidade vai em 20 direções diferentes ao mesmo tempo, e ela faz um trabalho fantástico conseguindo me organizar", diz ele. "Ninguém sabe melhor onde eu preciso estar. Ela organiza eventos, atende as ligações e garante que a cultura da empresa seja mantida".

Se você trata o seu trabalho diário como essencial para sua empresa, e não apenas como um emprego, você está no caminho certo para se tornar uma assistente executiva bem-sucedida.

Por Anya Martin, Monster

Até o próximo post!

Um abraço,

Meire Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planeta Sustentável