sábado, 21 de janeiro de 2012

5 dicas para deixar a rotina de trabalho mais leve e menos estressante

Olá!

Ao ler o artigo abaixo, pensei: foi escrito para mim quando eu trabalha em um multi alemã entre 2000 e 2007! Sim, eu vivia num mundo de 1.0000.000% de estresse, cobranças de resultados, cumprimento de prazos, horário para entrar e meia-noite era cedo para sair e quando eu chegava no escritório, no dia seguinte, parecia que estava tudo igual à manhã do dia anterior! Eu ia para casa com a sensação de que as 17 horas de trabalho diárias não eram mais suficientes para dar conta de tantas tarefas!

Os amigos me cobravam, pois eu já estava ausente das baladas, dos jantares, dos eventos sociais.... Torcia para o grêmio da empresa organizar passeios legais para eu me divertir. A família estava relegada a uma rápida visita aos fins de semana ou somente nos feriados... Atividades esportivas? nem pensar! Conseguia tirar férias de 30 dias, mas eu só me desligava lá pelo 10º dia...

Quando me lembro de tudo isso fico pensando sobre como eu sobrevivi a este perído? Isto não é vida normal.

Atualmente encontro a felicidade em tudo que faço porque aprendi a me amar e a respeitar os meus limites. Com ajuda de terapia, yoga, do curso de teatro, além dos exercícios físicos e da meditação, meu mantra passou a ser "eu me amo, eu me amo, eu me amo"! E assim, nada nem ninguém me tira do sério e ganho saúde ao final de cada dia!

Um amigo muito querido me disse uma frase tão sábia, que decidi escrevê-la e colocá-la próxima ao meu computador, no escritório:
"Você não vai mudar o mundo nem as pessoas. Mude você."

E assim, desde então, estou fazendo as mudanças internas que estão regendo a minha felicidade.

Leiam este texto abaixo com muito carinho e degustem cada palavra dele, pois há muita sabedoria aqui. E uma vez que vocês decidam por praticar estas recomendações, ah!, vocês poderão dizer - de boa cheia - que a vida é realmente bela!

Um abraço,

Meire Melo


Quando o assunto é o estresse, em vez de atacá-lo, o melhor é se esforçar para evitá-lo, sugere especialista

Fonte: Infomoney
O estresse. Quem nunca teve aqueles dias em que deveria ter ficado em casa. Discutiu com o chefe, não conseguiu entregar uma demanda e ainda recebeu uma bronca. Felizmente, esses dias passam. Mas o que fazer quando os momentos de estresses deixam de ser esporádicos e passam a ser frequentes?

Embora existam diversas formas de atacar o estresse, o melhor é se esforçar para evitá-lo. Para isso, a equipe InfoMoney contou com a ajuda da vice-presidente de projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro, e elaborou uma lista de dicas que podem ajudar a tornar a rotina de trabalho mais leve. Confira:

O autoconhecimento - “tudo parte de você e não é possível controlar o meio ambiente”, explica Sâmia. Na prática, os profissionais devem entender que é mais eficiente olhar para si mesmo do que tentar mudar as pessoas a sua volta. “Não é possível controlar a forma como as pessoas vão se portar em relação a você”.
Com isso em mente, o profissional deve se autoconhecer, no sentido de entender quais são as situações que o agradam e quais aquelas com as quais não consegue lidar muito bem; assim, é possível otimizar as suas forças.
Na prática, se você sabe que determinado tipo de reunião deixa-o estressado, ao se preparar para isso, você consegue evitar que o estresse o abale de forma muito intensa.

Busque situação de prazer - é consenso entre os especialistas que estudam a qualidade de vida que os profissionais devem procurar fazer fora do ambiente de trabalho atividades que tragam satisfação, seja praticar um esporte, seja ir ao cinema ou sair com amigos. “Ninguém consegue viver o tempo todo tenso”, diz Sâmia, ressaltando que, se você não relaxar frequentemente, isso pode resultar em novos momentos de estresse.

De quem é a ansiedade? - muitos profissionais deixam se contaminar pelo estresse alheio. A sugestão é prestar atenção na situação, entendendo que certas ansiedades não são suas, mas sim do seu colega de trabalho.

Negocie prazos - se o objetivo é evitar um momento de estresse, é melhor não assumir compromissos que você sabe que não vai conseguir cumprir. “As demandas vêm de todos os lados e tudo é sempre urgente”, diz Sâmia. A dica é negociar os prazos com seu gestor, pois assim você evita uma situação na qual não conseguiu cumprir o prazo; isso também reduz a ansiedade.
Lembre-se de que nem sempre os chefes sabem o quão ocupado você está e, por isso, acabam pedindo mais e mais.

Pare um pouco - o estresse nada mais é do que a somatória de diversos elementos. Profissionais cansados, com sobrecarga de trabalho e que ficaram por um período muito longo tensos provavelmente vão ficar estressados. A sugestão é parar em alguns momentos do dia para tomar um café, conversar, enfim, pensar em algo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planeta Sustentável