sexta-feira, 18 de maio de 2012

10 dicas para os primeiros dias de trabalho


Boa tarde!

Ao ler o artigo abaixo lembrei-me de quando tinha 13 anos e recebi todas as orientações do meu pai sobre como eu deveria me comportar nos primeiros dias naquela empresa. Menina de tudo, desabrochando para a vida e já no mercado de trabalho em uma grande empresa multinacional americana. Uau! Que conquista! Ao regressar para casa ao final de um dia de muito trabalho, ele queria saber das novidades e como eu tinha me comportado, que problemas eu tinha enfrentado e como eu tinha encontrado soluções para eles. A cada conversa, novas orientações do meu mestre!

Trago todas as lições comigo, vívidas, e aplico-as até hoje. Toda manhã, ao chegar no meu local de trabalho, a voz do meu pai surge com suas orientações.

Deixo aqui registrado o meu eterno agradecimento ao meu pai que, com sua sabedoria, simplicidade e humildade, soube me educar, me formar e me preparar para a minha carreira!

O tempo foi passando e nestes quase trinta anos de carreira aprendi que tais lições do meu mestre são, na verdade, pontos de avaliação de desempenho em todas as empresas e já vi muitos profissionais extremamente preparados (formação acadêmica e experiência profissional) serem demitidos por não cumprirem o básico. E o básico está descrito exatamente aqui neste artigo!

Eu só faria uma correção no título deste artigo: 10 dicas para todos os dias de trabalho!

Leia este artigo e ouça estas palavras como se um verdadeiro mestre estivesse diante de você, te orientando e te preparando para um grande desempenho de sua carreira; adote estas atitudes e o Universo sempre colocará o melhor à sua frente!

Um abraço,

Meire Melo

* - * - * - * - * - *



Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica

Por Roberto Recinella - 16.05.12

Todo mundo tem a preocupação de causar uma primeira impressão positiva. Por isso, prepare algumas dicas para ajudá-los. Mas lembrem-se: ninguém deve se esquecer de manter a mente aberta para ter a oportunidades de mostrar suas habilidades e capacidades durante todo o tempo em que estiver trabalhando na empresa.

Seja rígido com você mesmo, chegue na hora ou até um pouco antes. Vista-se de um modo tradicional semelhante a como foi no processo seletivo. Com o tempo você percebe qual a forma de se vestir na empresa. Nada de piadinhas e tapinhas nas costas. Seja sério, mas não deixe de sorrir. Crie um sistema próprio para lembrar os nomes das pessoas que for conhecendo e suas funções.

Olha a boca, menino! Cuidado com o seu linguajar, controle as gírias e principalmente palavrões. Não mantenha conversas desnecessárias com os colegas, busque as informações de que necessita mas não deixe isso se tornar um bate-papo.

Seja simpático e humilde, independente do cargo que irá ocupar. Cumprimente todo mundo e aproveite para ouvir as pessoas, afinal elas estão na empresa há mais tempo que você. Esteja aberto para conversar e a contar a sua historia, aproveitando para se reinventar e mudar.

Mude, não caia na armadilha de acreditar que será bem sucedido na nova função fazendo apenas aquilo que fazia bem anteriormente. Aprenda com seus erros anteriores e recrie suas habilidades e talentos e evolua como profissional.

Seja você mesmo. Relaxe e evite exageros em sua apresentação e interação com os novos colegas. Evite tentar impressionar seus colegas e chefes com suas histórias de sucesso. Aproveite para ouvir e aprender, em vez de querer ser o centro das atenções ou mesmo se comprometer em realizar tarefas para as quais ainda não está preparado, senão “o tiro sai pela culatra” e pode reverter negativamente para a sua imagem.

Não force a barra, conquiste as pessoas aos poucos. Todos nós nos sentimos como um alienígena nos primeiros dias de trabalho. Mas lembre-se: outros dias virão, você não precisa fazer tudo no primeiro dia. Isso vale principalmente para as pessoas ao seu redor. Cada uma delas tem um ritmo e nem sempre são solidárias com a sua situação. Respeite os espaços de cada um. Um novo emprego implica novas regras e novos relacionamentos. Evite saltar etapas, segure a ansiedade.

Fuja de fofocas e rótulos. Nos primeiros dias as pessoas tentarão “fazer sua cabeça” através de historias e fofocas sobre fulano ou beltrano. Por isso, mantenha-se no âmbito das conversas casuais e de trabalho. Também evite julgar e “rotular” as pessoas ao seu redor antes de realmente conhecê-las. É comum simpatizarmos com uns mais do que com outros.

Conquiste o direito de avançar e falar. Aprenda as regras tácitas e contratos psicológicos da empresa o quanto antes observando como as pessoas se comunicam e realizam as suas funções , respeite este código antes de querer mudá-lo ou enfrentá-lo.

Não seja puxa-saco, evite tentar fazer alianças estratégicas chamando colegas que julgue importante ou chefes e chefes dos chefes para almoçar. Nos primeiros dias ande com uma “tribo”. Almoce onde eles almoçarem e aproveite para conhecer seus colegas. Almoçar sozinho também não é recomendado, passa um ar de arrogância e prepotência. Não almoçar e ficar trabalhando é pior ainda.

Não compare sua empresa atual com a antiga. Sei que é difícil, então faça isso só dentro da sua cabeça, evite dizer que o ar condicionado era melhor, a cadeira era mais confortável ou o teclado era ergonômico. Adapte-se à nova realidade, senão alguém acabará lhe fazendo a perturbadora pergunta: “então por que você saiu de lá, se era melhor?”.

Não existe receita de bolo. Siga seu coração e o bom senso. As dicas acima são apenas para que você não cometa erros básicos, mas cada empresa bem como cada pessoa, tem suas próprias características. Explore-as. Planeje e crie suas próprias estratégias.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/10-dicas-para-os-primeiros-dias-de-trabalho/63520/

Planeta Sustentável