sexta-feira, 18 de maio de 2012

Workaholics, fanáticos pelo trabalho

Workaholics: quando o trabalho se torna um vício. Lazer, momentos livres com a família e descanso são essenciais para uma vida mais saudável.

Muitas pessoas acreditam que levar trabalho para casa, não ter intervalos e ser muito exigente consigo mesmo, cobrando resultados e metas, pode se tornar uma garantia de sucesso profissional. Mas para o psiquiatra credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Dr. Lincoln Cesar Andrade, o trabalho em excesso pode viciar, se tornando um grande problema para a saúde.

Quando alguém começa a acreditar que ficar no escritório até mais tarde, trabalha quando chega em casa ou fica checando os emails nos finais de semana, e acredita que isso tudo são atitudes normais, ele faz um alerta. “Além de prejudiciais à saúde, isso tudo pode ser o alerta para um vício. Essas pessoas são chamadas de workhalics”, explica.

Segundo o especialista, esse é um termo popular que designa pessoas que trabalhem por muitas horas ou intensamente, e foi cunhado em 1960 por W.E. Oates, que tinha a intenção de estabelecer um paralelo com o comportamento compulsivo dos alcoólicos anônimos.

“Como qualquer pessoa com comportamento adicto, workaholics negligenciam a família, os relacionamentos pessoais e outras responsabilidades. Não se sentem bem quando não estão trabalhando, trabalham muito, sempre com o objetivo de elevar sua autoestima, e negam que tal comportamento seja um problema. Em finais de semana e feriados oferecem desculpas ao cônjuge para trabalhar ou mesmo disfarçam o trabalho pelo uso da informática”, alerta o Dr. Lincoln.

Alguns comportamentos indicam a existência do problema na vida de uma pessoa. Maior entusiasmo com o trabalho do que qualquer outra atividade; levar trabalho para a cama em finais de semana e nas férias; nunca chegar do trabalho na hora combinada; pegar trabalho extra frequentemente; impaciência com pessoas que têm outras prioridades que não seja o trabalho; competitividade até mesmo em brincadeiras; e irritabilidade quando solicitado que pare de trabalhar para executar outras atividades. “Os prejuízos causados por este ‘vício’ abrangem a perda de relacionamentos em geral, fora do trabalho, e problemas de saúde como hipertensão, diabetes e AVC – Acidente Vascular Cerebral. Estas pessoas têm fortes tendências a desenvolver problemas cardíacos”, explica o psiquiatra.

A boa notícia é que existe um tratamento adequado para pessoas workaholics, que exige ampliação da consciência e disposição para mudar de estilo de vida. “Esse tratamento requer auxílio profissional e não pode ser deixado para mais tarde, ou seja, antes mesmo de desencadear doenças mais sérias, é preciso buscar ajuda de um médico especializado para tratar este vício”, completa.

http://bagarai.com.br/workaholics-fanaticos-pelo-trabalho.html

Planeta Sustentável