quarta-feira, 25 de julho de 2012

América Latina se mantém como foco de maior inflação global de hotéis

A América Latina (LATAM) continua a viver o maior crescimento econômico, apesar de ainda existirem significantes disparidades que criam uma grande variação de preços de viagens de um país para o outro, no próximo ano. A recém-lançada LATAM Airlines, que atualmente é a segunda maior companhia aérea do mundo em valor de mercado, estará em 2013 como primeiro ano de operação total, o que pode resultar em melhores rotas dentro e fora do continente.

Existem dois cenários no segmento aéreo da América Latina. Países com economias saudáveis como Brasil e Chile vão passar por forte inflação nos preços, enquanto economias mais fracas como Argentina, Colômbia, México e Peru esperam de quedas moderadas a pequeno aumento. Devido a isso, CWT espera que preços de passagens aéreas na região tenham aumento de 1,3% no total.

Média de preços de diárias de hotéis na LATAM devem sofrer aumento de cerca de 6,3% durante o ano de 2013. O Brasil deve apresentar os maiores crescimentos de tarifas de hotéis e, na verdade, é o único país em todos os 48 estudados pela CWT que deve sofrer aumentos de dois dígitos no próximo ano. Isso deve acontecer devido à grande demanda e fornecimento limitado; no entanto, isso deve mudar em breve já que o inventário brasileiro está crescendo para a Copa da Fifa de 2014 e dos Jogos Esportivos de 2016. Mesmo economias menores devem apresentar inflação nos preços devido à contínua demanda internacional em meio à construção estagnada de dutos.

Tarifas de aluguel de carros devem sofrer aumento de 1,4% em 2013, principalmente devido às marcas com base nos EUA expandirem suas operações na região para suprir a crescente demanda. Entretanto, a brasileira Localiza é o maior player a oferecer um elemento competitivo a fornecedores internacionais nesse mercado.

O aumento do custo de participantes por dia em reuniões e eventos na LATAM será o mais alto do mundo, com crescimento de 11% em média. Enquanto isso, o tamanho dos grupos deve cair cerca de 7%. Como na Ásia-Pacífico, essa dinâmica deve ocorrer quando os compradores tentarem compensar custos mais elevados nos fornecedores.

Economias da América no Norte crescendo continuamente; tarifas devem acompanhar -Enquanto as economias dos Estados Unidos e do Canadá estão passando por um período de crescimento lento e contínuo, não existe um aumento maior esperado para um futuro próximo, o que deve ajudar a conter crescimentos de preços de viagens em 2013 para a maior parte das categorias de gastos.

CWT prevê aumento de 2,8% nos preços de passagens aéreas na América do Norte em 2013. Transportadoras de ambos os países vão continuar disciplinadas em controlar capacidade para garantir que a demanda supere a oferta, habilitando o aumento de preços.

Média de diárias de hotéis deverá sofrer aumento de 3,2% durante o próximo ano. Como sempre, variações acontecerão de acordo com cada mercado, com os principais destinos corporativos hábeis a comandar preços muito mais elevados. O oeste do Canadá deverá passar por um grande aumento de preços influenciado na demanda estrangeira pelo fornecimento de minas e energia da região.

Por mais um ano, empresas de aluguel de carros na América do Norte vão lutar para subir os preços em 2013 já que o mercado continua altamente competitivo com poucos fornecedores disponíveis para disputar com negócios corporativos. Dada esta realidade, a CWT prevê queda de 1,1% nos preços.

Gastos com reuniões e eventos continuam a crescer com aumento médio de 4,8% esperado em diárias por pessoa, com crescimento de 6% no tamanho dos grupos. Reservas apresentaram aumento de 5% com o crescimento da confiança das empresas no futuro; com base nisso, reservas com antecedência para 2013 já são fortes.

Contínuas incertezas econômicas na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) limitam aumento nos preços -Enquanto a Europa continua a enfrentar crescentes incertezas econômicas, a maior parte das economias do Oriente Médio e África estão indo razoavelmente bem. Assim, a região total deve passar por crescimento moderado nos custos de viagens em 2013, apesar de a economia tênue poder trazer mudanças significantes a qualquer ponto.

Tarifas aéreas devem subir 2,5% em 2013, já que as transportadoras têm sido diligentes na implementação de controles rígidos que continuam a dar preferência fatores carga alta a problemas econômicos.

Tarifas de hotel devem apresentar, em média, aumento de 1,3% em 2013. Uma queda da demanda por quartos de hotel pós-Jogos Olímpicos em Londres devem puxar as taxas para baixo. Enquanto isso, é esperado crescimento de interesse em propriedades 3 estrelas na França, já que marcas têm investido no aumento dessa oferta.

CWT também prevê pequenos ganhos nas taxas de aluguel de carros, com aumento de 1,2% em 2013. A recente consolidação do mercado do bloco EMEA, combinado com o agressivo plano de crescimento das tradicionais provedoras de baixo custo, está criando uma competição que vai manter os preços baixos.

Tarifas de trens de alta velocidade devem ter aumento de 4,3% em 2013, uma vez que esse meio de transporte continua a oferecer uma alternativa competitiva à viagem aérea em mercados chave. É notável que aumentos de mais de 9% são esperados em cabines de classe premium, onde viajantes corporativos geralmente são acomodados devido ao acesso a sinal gratuito de internet wireless e outras vantagens.

Gastos com reuniões e eventos devem ter crescimento menor que em outras regiões, com aumento esperado de 1% nos custos de diária por pessoa. Como resultado disso, haverá menos pressão sobre empresas com base no bloco EMEA para reduzir tamanho de grupos para driblar preços mais altos, o que produzirá pequeno crescimento de cerca de 3%.

Metodologia da previsão

As projeções globais de preços para 2013 da CWT foram formadas a partir da combinação de a.) um modelo de estatística que avalia comportamentos históricos de preços e prevê referências futuras de custos; b.) expertise da equipe global da CWT em mercados específicos e conhecimento da indústria de viagens; e c.) Informações macroeconômicas vindas de fontes como IHS Global Insight, Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e das Nações Unidas. Todas as referências monetárias são em dólares americanos.

A Carlson Wagonlit Travel (CWT) é uma empresa líder global especializada em gerenciamento de viagens de negócios. A CWT atende a empresas, instituições do governo e organizações não governamentais de todos os tamanhos em mais de 150 países e territórios. Ao alavancar a expertise de seus colaboradores e sua tecnologia líder, a CWT ajuda os clientes a obter o melhor valor de seu programa de viagens em termos de economias, serviço, segurança e sustentabilidade. A empresa também está comprometida em fornecer os melhores serviços e assistência aos viajantes. Os serviços e soluções da CWT abrangem: Traveler & Transaction Services, Otimização de Programa, Segurança e Assistência, Grupos e Eventos e Energy Services. Em 2011, o volume de vendas para operações próprias e joint ventures totalizou US$ 28,0 bilhões. [www.carlsonwagonlit.com. Siga-nos no Twitter @CarlsonWagonlit].

Publicado em 25.07.12

Planeta Sustentável