quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dicas para ser admirado pelo chefe .

Certa vez, em uma das minhas aulas preferidas na faculdade, meu professor disse: "as mesmas mãos que te aplaudem são as mesmas que te empurram para o abismo". Então, cuidado!

Boa leitura,

Meire Melo

- * - * - * - * - * - * -

* Por José Carlos Ignácio



Entre os diversos membros de uma equipe de trabalho sob a mesma chefia, é comum os subordinados depararem com situações de aparente ou evidente preferência pessoal por um ou mais profissionais.

Excluindo situações específicas de amizade, parentesco ou qualquer outro tipo de relação que aparente privilégio, os demais casos refletem situações que, se analisadas friamente pelos funcionários subordinados, podem sugerir o que o chefe gosta de ver na atuação do empregado.

Se você também quer ser admirado (e até mesmo preferido) pelo seu superior, saiba o que ele espera do “profissional ideal”:

- Meu subordinado não fica com dúvidas com relação ao que é esperado dele, seja em relação à área pela qual ele é responsável ou no tocante a trabalhos ou projetos especiais. Ao final de cada tarefa, ele me deixa bastante seguro quanto a ter entendido perfeitamente o que deve ser feito, como deve ser feito e para quando.

- Meu subordinado não falha (ou falha muito raramente) no preparo do material para nossas resoluções diárias ou periódicas. Ele revisa o seu material e se prepara para a nossa reunião, valorizando nosso tempo e focando nos assuntos mais relevantes.

- Meu subordinado não me traz problemas ou justificativas, só opções de soluções para eu decidir. Quando, apesar de tentar, ele não consegue gerar as opções de solução, ele me avisa com antecedência para que eu analise, decida e ordene as correções de rumo em relação ao traçado.

- Meu subordinado absorveu e se adaptou adequadamente ao meu estilo de gestão, percebendo claramente quando deve tomar a iniciativa sozinho e quando deve me consultar. Além disso, me satisfaz muito a maneira como ele reage em situações inesperadas ou urgentes, principalmente na minha ausência. É como se ele refletisse: “Como meu chefe agiria nesta situação?”

- Meu subordinado trata a sua área como uma empresa, sempre pensando no melhor resultado e na satisfação plena do cliente interno. Ele me passa a impressão clara de estar sempre concentrado e focado em se desenvolver profissionalmente. É como se ele trabalhasse para ele, ou seja, trabalhasse para estar cada vez mais preparado para uma oportunidade de promoção.

- Meu subordinado tem sempre uma postura motivada e isto reflete na facilidade que eu tenho de me comunicar com ele, o qual sempre se mostra colaborativo e prestativo, além de realizar ótimas sugestões. Além disso, ele demonstra sensibilidade para saber quando deve alongar uma discussão sobre pontos divergentes comigo e quando o assunto (ou o momento) não permite tal coisa. Acima de tudo, ele sempre fala comigo sobre suas insatisfações.

- Meu subordinado lidera muito bem a sua equipe, não permitindo que discórdias e insatisfações do grupo cresçam para fora do mesmo. Tem sempre uma palavra de apoio, além da confiança dos subordinados.

O chefe gosta de quem acredita que a vida profissional trará oportunidades para todos que se dedicarem e se prepararem para as oportunidades futuras, sejam eles chefias ou subordinados.

Bom trabalho!


* Autor: José Carlos Ignácio é sócio-fundador da JCI Acquistion, formado em Administração de Empresas, e possui MBA e Pós Graduação. É também palestrante e já participou de processos de Fusão e Aquisição e de Relacionamento de Sócios em diversas empresas no Brasil. Site: www.jciconsultoria.com.br – Email: j...@jciconsultoria.com.br


A JCI Acqusition

Fundada pelo administrador José Carlos Ignácio, a JCI iniciou suas atividades focada em Avaliação, Compra e Venda de Empresas. Graças ao crescente número de negócios realizados e à solicitação de clientes, especializou-se em Relacionamento e Coordenação de Sócios, através de metodologia própria.
Atualmente, o portfólio de serviços também inclui Auditoria de Aquisição (Diligência) e Recrutamento e Seleção de Executivos.
O sócio-fundador da JCI Acquisiton, José Carlos Ignácio, possui bacharelado em Administração de Empresas, MBA e Pós Graduação Latu Sensu. É também palestrante e passou por diversas organizações nacionais e multinacionais.



Com seu know-how, já participou de processos de Fusão e Aquisição e de Relacionamento de Sócios em diversas empresas em todo o Brasil.
 
Publicado em http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82825:dicas-para-ser-admirado-pelo-chefe&catid=45:cat-seguros&Itemid=324

Planeta Sustentável