Boa tarde!
Notícia publicada hoje (12.07) no site do Estadão.
Abs,
Meire Melo
EUA evitam assumir prazo para isenção de visto para brasileiros
Estados Unidos e Brasil criaram grupo de trabalho para discutir o fim da exigência de visto entre os dois países
SÃO PAULO/BRASÍLIA - A secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, disse nesta quinta-feira, 12, que o Brasil precisa atender algumas exigências a fim de que possa haver isenção de visto entre os dois países. "Posso sentar aqui e dizer que em seis meses tudo vai estar certo? Não", afirmou Napolitano, em visita nesta manhã à Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. "Posso dizer que é algo em que estamos interessados e vamos nos certificar de que isso ocorra, e vamos trabalhar nesse sentido? Com certeza."
Na quarta-feira, em Brasília, Napolitano e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, fecharam um acordo para a criação de um grupo de trabalho que discutirá medidas visando ao fim da exigência de visto entre os dois países.
De acordo com o Itamaraty, a primeira reunião do grupo deve ocorrer em Washington até novembro deste ano — mesmo mês em que o país realiza eleições presidenciais para escolher o sucessor de Barack Obama.
O grupo, que será composto por representantes de ambos os governos, deverá discutir "um controle imigratório mais expedito e iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países".
No início de maio, foram abertos novos centros de atendimento a solicitantes de visto para os Estados Unidos em sete capitais brasileiras, no mesmo momento em que o processo foi desburocratizado e barateado.
O cônsul americano no Brasil, William Popp, afirmou à Agência Estado, no fim de abril, que as medidas para facilitar a entrada de brasileiros nos Estados UNidos foram tomadas frente ao maior número de requisições de vistos de entrada."Também porque depois da crise mundial os Estados Unidos começaram a se abrir mais para o turista, não só do Brasil, mas de todo o mundo", disse.
O pedido do visto ocorre, desde maio, da seguinte maneira:
1 - Preencher o formulário DS-160, disponível no site. Em seguida imprima o número de confirmação (código de barra) DS-160 de cada requerente.
2 - Pagar a taxa de solicitação de visto de US$ 160 (taxa única). O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito pelo site do Agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Mais informações no site.
3 - Agendar a entrevista pelo site ou pela central telefônica.
4 - Comparecer a um dos centros de atendimento para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Brasileiros acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.
Novos centros de atendimentos foram abertos no dia 7 de maio em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Recife (1), Belo Horizonte (1) e Porto Alegre (1). A ideia é que os novos postos agilizem ainda mais o processo. Confira os endereços neste site.
5 - Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. As entrevistas serão somente para os novos solicitantes. Não mais para quem renova, a não ser em alguns casos específicos.
6 - Os aprovados na entrevista poderão receber o passaporte com visto em casa ou em local pré-escolhido
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,eua-evitam-assumir-prazo-para-isencao-de-visto-para-brasileiros,119146,0.htm