quinta-feira, 12 de julho de 2012

EUA evitam assumir prazo para isenção de visto para brasileiros

Boa tarde!

Notícia publicada hoje (12.07) no site do Estadão.

Abs,

Meire Melo

EUA evitam assumir prazo para isenção de visto para brasileiros


Estados Unidos e Brasil criaram grupo de trabalho para discutir o fim da exigência de visto entre os dois países
 
SÃO PAULO/BRASÍLIA - A secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, disse nesta quinta-feira, 12, que o Brasil precisa atender algumas exigências a fim de que possa haver isenção de visto entre os dois países. "Posso sentar aqui e dizer que em seis meses tudo vai estar certo? Não", afirmou Napolitano, em visita nesta manhã à Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. "Posso dizer que é algo em que estamos interessados e vamos nos certificar de que isso ocorra, e vamos trabalhar nesse sentido? Com certeza."
 
Na quarta-feira, em Brasília, Napolitano e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, fecharam um acordo para a criação de um grupo de trabalho que discutirá medidas visando ao fim da exigência de visto entre os dois países.

De acordo com o Itamaraty, a primeira reunião do grupo deve ocorrer em Washington até novembro deste ano — mesmo mês em que o país realiza eleições presidenciais para escolher o sucessor de Barack Obama.

O grupo, que será composto por representantes de ambos os governos, deverá discutir "um controle imigratório mais expedito e iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países".

No início de maio, foram abertos novos centros de atendimento a solicitantes de visto para os Estados Unidos em sete capitais brasileiras, no mesmo momento em que o processo foi desburocratizado e barateado.

O cônsul americano no Brasil, William Popp, afirmou à Agência Estado, no fim de abril, que as medidas para facilitar a entrada de brasileiros nos Estados UNidos foram tomadas frente ao maior número de requisições de vistos de entrada."Também porque depois da crise mundial os Estados Unidos começaram a se abrir mais para o turista, não só do Brasil, mas de todo o mundo", disse.

O pedido do visto ocorre, desde maio, da seguinte maneira:

1 - Preencher o formulário DS-160, disponível no site. Em seguida imprima o número de confirmação (código de barra) DS-160 de cada requerente.

2 - Pagar a taxa de solicitação de visto de US$ 160 (taxa única). O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito pelo site do Agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Mais informações no site.

3 - Agendar a entrevista pelo site ou pela central telefônica.

4 - Comparecer a um dos centros de atendimento para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Brasileiros acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Novos centros de atendimentos foram abertos no dia 7 de maio em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Recife (1), Belo Horizonte (1) e Porto Alegre (1). A ideia é que os novos postos agilizem ainda mais o processo. Confira os endereços neste site.

5 - Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. As entrevistas serão somente para os novos solicitantes. Não mais para quem renova, a não ser em alguns casos específicos.

6 - Os aprovados na entrevista poderão receber o passaporte com visto em casa ou em local pré-escolhido

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,eua-evitam-assumir-prazo-para-isencao-de-visto-para-brasileiros,119146,0.htm

Planeta Sustentável