sábado, 15 de maio de 2010

Código Internacional para soletrar por telefone

Boa tarde!

Estava separando alguns materiais para publicar no blog quando encontrei um folha com o alfabeto internacional que ganhei da professora Naísa Magalhães de Oliveira Neves lá em 2001, quando fiz um curso de reciclagem. Na época o alfabeto internacional não era novidade para mim, pois eu já o utilizava muito antes de fazer a faculdade de turismo, mas me lembro de que algumas das alunas daquele curso não tinham conhecimento de que havia uma padronização do alfabeto para soletrarmos ao telefone.

Quantas vezes ouvimos as pessoas soletrarem com o "alfabeto zoológico" (E, de elefante; M, de macaco; P, de pato; U, de urso; V, de veado; Z, de zebra) ou o "alfabeto hortifruti" (A, de amora; B, de banana; C, de caju; H, de horta; L, de laranja; etc). Ninguém merece!!!!

Para evitar o uso destes alfabetos super-meigos, que tal passarmos a utilizar o Código Internacional, ou o Alfabeto Internacional? Por ser internacional, as palavras devem ser pronunciadas em inglês; mas, quando ditas a outro brasileiro, pronunciamos as mesmas palavras em português com as variações apenas para as letras K (quilômetro), N (novembro) e X (xadrez). A letra S é pronunciada em espanhol em qualquer situação (numa ligação internacional ou em português).

Veja abaixo o documento que preparei para você!

Beta-Eco-Índia-Juliete-Oscar!

Meire Melo



Check out this SlideShare Presentation:

4 comentários:

  1. Oi Meire!

    Adorei a dica! Realmente não sabia da existência dessa alfabeto. Creio que é de grande utilidade pra muita gente!

    Abraço
    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Oi Dressa!

    Quando você tiver este alfabeto na ponta da língua, você não vai conseguir soletrar de outro jeito!

    Bjs,
    Meire Melo

    ResponderExcluir

Planeta Sustentável