quinta-feira, 20 de maio de 2010

Autodesenvolvimento: Viva a diferença!

Bom dia!


Hoje recebi a revista HSM Management - edição maio-junho/2010 e na página 140 há uma matéria muito interessante. Chama-se "Viva a diferença!"


"Seth Godin, autor de 11 best-sellers, fez há pouco um manifesto contra a uniformização das pessoas, publicado pelo site Change This. 'Basta mostrar algum sinal de criatividade, originalidade, ou mesmo de genialidade, para que os bem-intencionados pais, professores e autoridades unam esforços para devolvê-lo a uma amável mediocridade.'
Ainda que treinados para nos adaptar, precisamos nos destacar. Como consegui-lo? Ele enumera as sete alavancas para nos 'desprogramar'.


OS SETE GATILHOS LIBERADORES


1. Conectar-se. As redes sociais podem ser perda de tempo ou uma janela para o mundo. Você decide se as usa para envolver-se na popularidade virtual ou para interatuar com gente que, de outra forma, nunca teria conhecido.


2. Ser generoso. Na nova economia, é fácil dar antes de receber. 'Jogar" é grátis. Esta economia da 'generosidade' é a de uma tribo de indivíduos talentosos que confiam e se ajudam entre si.


3. Abraçar a arte. A arte pode modificar tudo. Sem instruções, sem manual, sem chefe.


4. Reconhecer o réptil. O cérebro reptiliano é a parte do cérebro que não tolera a insegurança, que evita o perigo. Por isso, 'resiste' à criatividade, à arte. É a voz interior que torna possível a 'lavagem cerebral'. Reconhecê-la como tal permite ignorá-la e ser criativo.


5. Fazer. Quando a gente faz com que as coisas aconteçam, se torna indispensável. Fazer é a chave da reinvenção pessoal. Mas a capacidade de fazer continua sendo escassa. Porque, ao fazer, a gente se expõe e deve lidar com o cérebro réptil.


6. Fracassar. Na antiga economia, não servia, porque fazer algo levava muito tempo. Hoje é uma imposição. Fazer, gerar uma mudança, transformar os outros implica estar disposto a falhar. É preciso desafiar o cérebro réptil e vencer a resistência. Com graça e em público.


7. Aprender. A chave dos outros seis. 'Porque, se você leu isto', diz Godin, 'já deu o primeiro passo no caminho da reinvenção pessoal. Falta descartar o que acredita que sabe e aprender o que precisa saber. Todo dia."


Reportagem de Graciela G. Biondo.


* * * *


Eu achei este texto simplesmente magnífico! Está muito próximo de tudo que estou fazendo pelo nosso grupo e quero continuar fazendo a diferença, por mim e por vocês!


E você, quer fazer a diferença comigo? :-)


Um abraço,


Meire Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planeta Sustentável