sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Secretariado e Sustentabilidade

Você melhor cidadão com Atitudes Sustentáveis

Secretariado e Sustentabilidade





O SINSESP – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo preocupado com a sustentabilidade e entendendo que as organizações devem ter este compromisso e somar a este conceito a possibilidade da redução de custos, traz este desafio para que o Profissional de Secretariado seja um agente de mudança e agregue ao seu perfil profissional esta atribuição e incentive as empresas a tornaram-se mais sustentáveis com adoção de medidas simples, mas com resultados concretos.

Ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial e cidadãos a procurar melhorias ambientais e que paralelamente forneça benefícios econômicos.

A secretária e o secretário como co-gestores da empresa e executivo são quem assessoram na função gerencial, organizando, planejando, otimizando os recursos tecnológicos.

Portanto, toda empresa que tenha a preocupação com a sustentabilidade e adote uma gestão ecoeficiente pode contar com o perfil do Secretariado para atingir este resultado.

Otimizar a viagem do executivo ou equipe e ou substituir reuniões por videoconferências ajudam na ecoeficiência. Incentivar o uso adequado do elevador também. Chame apenas um onde não há ainda a chamada eficiente e inteligente ou use a escada. Isto economiza energia.

Use o bem senso, cortando os excessos para uma boa regra de conduta sustentável.

Desta forma e em todos os processos de atendimento o profissional de Secretariado pode minimizar custos ao meio ambiente. Custos com o consumo de energia, materiais descartáveis, água potável, água encanada ou na reprodução de material impresso.

Aplicada a função secretarial, sempre de forma simples, pode ser adotada e praticada em alguns pontos:


1. Uso eficiente de energia – se o ambiente está vazio, manter luzes apagadas.


2. Consumo sustentável – água e alimentação - ver a exata quantidade de itens (exemplo: copos descartáveis, quantidade de café, usando a quantidade certa de água, sem desperdício,)


3. Potencial de toxicidade – compra de produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente e orientar para uso na quantidade adequada e não comprar desnecessariamente quando da aquisição,


4. Maximizar o uso sustentável de recursos – procura adequada de ambiente com iluminação natural e horários melhores para reuniões e eventos.


5. Prolongar a durabilidade de produtos – adoção de squeezes em ambientes que sejam informais e uso de xícaras ao invés de copos descartáveis ou conscientizar que seja reutilizado mais vezes pela mesma pessoa.


6. Informar e formar os colaboradores da empresa.


7. Colaborar na avaliação dos impactos ambientais quando da implantação de novo projeto pela empresa.


8. Ajudar e incentivar na reciclagem de produtos, na reutilização ou descartes sem risco ao meio ambiente.

Com o tempo e você assumindo uma nova postura as pessoas passarão a se inspirar e fazer o mesmo.

Eco eficiente, eco gestão, eco responsabilidade, eco Secretariar o Planeta!


Tome esta atitude e multiplique.


Isabel Cristina Baptista
Presidente SINSESP- gestão 2008/2012
Maio/2010

Bibliografia:
A Empresa Verde – Elisabeth Laville - editora õte
Fundação Espaço Eco – http://www.fundacaoespacoeco.com.br/


A divulgação foi expressamente autorizada pela Isabel. Qualquer reprodução, parcial ou total, deve ser mencionada a sua autoria.

Um abraço,

Meire Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planeta Sustentável