quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comunicação para sustentabilidade

Olá!

Para quem conhece de perto o meu trabalho sabe o quanto sou apaixonada por Comunicação Corporativa! A vivência de cinco anos como assistente da Diretoria de Comunicação e de uma excelente equipe de jornalistas em uma multinacional alemã fez nascer em mim a paixão por esta área!

Atualmente, uma das minhas atribuições é a coordenação da Comunicação Corporativa na empresa para qual trabalho - atividade que me fascina pelos desafios e me estimula a cada momento buscar mais e mais informações para me manter atualizada e trazer os conhecimentos para aqueles com quem posso compartilhar deste fantástico mundo da comunicação, aplicando-os com sucesso!

E sou fomentadora da motivação às assistentes executivas e secretárias executivas a serem parceiras da Comunicação Corporativa em suas empresas. Isto quer dizer que:

a) as assistentes são ponte sólida e segura entre a Comunicação Corporativa-Liderança-Colaboradores para que processos e procedimentos sejam executados com êxito.
Muitas vezes, solicitações de ações para a Liderança não alcançam o resultado esperado porque, na verdade, tais ações não são compartilhadas com as suas assistentes. Daí temos muitos e-mails não lidos, papéis acumulados, prazos vencidos, ações paradas...
Envolver as assistentes antecipadamente adianta o processo e "as coisas acontecem"!

b) as assistentes são excelentes em follow-up! Se algo precisa ser feito até um determinado prazo, peça para uma assistente fazer o follow-up junto à Liderança ou equipe. Batata! Aquilo será feito e no prazo.

c) envolver as assistentes antes de definir algo um pouco mais burocrático é fundamental. Muitas vezes, a equipe de Comunicação define O QUE deve ser feito e em que PRAZO, mas não considerou que QUEM vai fazer é uma assistente. Ela tem total conhecimento da rotina e quanto tempo levará para executar aquela tarefa.
Lembre-se: quem dá o prazo é quem faz, não quem pede!

d) "toró de parpite": convidar as assistentes para fazer parte do comitê de comunicação é muito saudável, pois elas também são profissionais muito antenadas e podem contribuir com ideias, sugestões e melhorias em algo que a equipe de comunicação queira implementar.

Ah, são tantos os papéis das assistentes junto à Comunicação Corporativa que, às vezes, até eu me surpreendo e me fascino com as novas descobertas! Afinal, eu desempenho simultaneamente as duas funções!

Deixo agora com vocês um artigo escrito por Cláudio Andrade sobre "Comunicação para sustentabilidade".

Boa leitura!

Meire Melo

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Comunicação para sustentabilidade

Incluir o papel da comunicação como habilidade empresarial para a sustentabilidade é fundamental
 
A sustentabilidade é um diferencial estratégico nas empresas e envolve a relação entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais na organização de seus elementos.
 
Tratando-se do enredamento que sugere a matéria, incluir o papel da comunicação como habilidade empresarial para a sustentabilidade é fundamental, haja vista uma organização só ser possível por meio do diálogo entre seus sujeitos.
 
A comunicação na organização pública ou na privada é certamente um mecanismo de progresso. Todavia pode ser ao mesmo tempo um problema que impede diminuir a distância entre as expectativas pessoais e organizacionais. Quem nunca ouviu na sala de reunião: - isso é um problema de comunicação. Bem, essa é uma questão antiga sobre governança e cabe reflexão particular. O fato é que a empresa precisa desenvolver mais sua ação comunicativa (dar sentido às coisas), estabelecendo identidades e conceber a relação sistema/meio, especialmente no contexto educacional para tornar a organização mais coerente com seus objetivos.
 
Vamos entender mais um pouco. De um lado temos a perspectiva mercadológica reconhecida pelo conjunto de ações confirmatória da estratégia de negócio. De outro, as atividades de interação com os públicos da empresa que resulta no espírito ético e na transparência de gestão. Todavia um dos, senão, o maior desafio das empresas é buscar o espaço de consenso entre a prática do negócio e a prevalência do espírito ético e democrático.
 
Sustentabilidade, ou articulação entre as partes envolvidas, é resultado direto da ação comunicativa e requer das empresas fixação de espaço para o fortalecimento de seu valor. Embora ocorra um grande esforço para isso, ainda não conseguimos constatar uma comunicação coerente com a sustentabilidade.
 
Um bom caminho para conduzir programas dessa natureza é criar comitês de aprendizagem e descobrir na experiência de cada um, uma parte da solução e ainda desenvolver coletivamente a missão organizacional articulada à missão pessoal. Isso diminuirá ambientes de contradições pessoais e profissionais.
 
Somos todos elementos indissociáveis desse processo: funcionários, clientes, acionistas, fornecedores, consumidores. Um elo rompido provocará impacto em toda a rede. Quem lubrifica essa engrenagem é o diálogo, principalmente no interior da organização onde ocorrem as verdadeiras mudanças desejadas.
 
Fonte: http://revistamelhor.com.br/textos/blog-candrade/comunicacao-para-sustentabilidade-258169-1.asp

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