quinta-feira, 26 de julho de 2012

TAM e as aéreas que mais ganham com taxas e serviços extras

Estudo exclusivo das consultorias Amadeus e IdeaWorksCompany mostra que aéreas têm faturado dez vezes mais com a venda de complementos – veja quais são as dez líderes

São Paulo – Ficou pra trás o tempo em que as companhias aéreas faturavam apenas com as vendas de passagens. Hoje uma parte importante do negócio está na oferta de serviços complementares, aqueles adicionais ao bilhete, que vão de espaço extra e acesso ao lounge a uso do wi-fi nos aviões. Em dez anos, a receita proveniente desses serviços foi multiplicada por dez – as vendas saltaram de 1,72 bilhão de euros, em 2007, para 18,23 bilhões de euros, em 2011. O número de empresas que ofertam esses serviços duplicou no mesmo período.

Os dados, fornecidos por uma pesquisa inédita feita pelas consultorias Amadeus e IdeaWorksCompany, a partir dos relatórios financeiros de 108 companhias aéreas em todo mundo, mostram que a receita com esse tipo de serviço cresceu 66% apenas nos últimos dois anos. Se antes essas ofertas eram limitadas às empresas de baixo custo, hoje elas se tornaram prioridade para a maioria das companhias do setor.

Clique no link abaixo para conhecer quais são as dez aéreas que mais faturam com serviços adicionais no mundo – a TAM é a única brasileira entre elas, na nova posição. Juntas, elas faturaram 13,7 bilhões de euros, ou seja, 75% de toda receita gerada com serviços adicionais para as aéreas no mundo.


Publicado em 25.07.12


Planeta Sustentável