quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pesquisa mostra que turistas brasileiros optam por culinária italiana

Uma recente pesquisa da Hoteis.com mostra que 60% dos turistas brasileiros escolheram a cozinha italiana como a primeira opção durante as viagens. Em segundo lugar, com 40% da preferência, aparece a culinária brasileira e em seguida, a francesa com 26% dos votos.

Entre os pratos típicos nacionais, a feijoada é a mais apreciada (66%), seguida pelo churrasco (63%). O tradicional arroz com feijão aparece em terceiro lugar no ranking, com 30% dos votos. Pão de queijo (28%), feijão tropeiro (27%), caipirinha (22%), acarajé (20%), tapioca (20%), brigadeiro (16%) e coxinha (7%) completam a lista dos 20 pratos mais adorados da culinária brasileira.

“Com esta pesquisa percebemos a importância da culinária em viagens turísticas, principalmente para lugares românticos, já que 52% dos entrevistados afirmaram que boa gastronomia é um fator muito importante ao definir o destino para uma viagem a dois”, destaca Carolina Piber, diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.

Experimentando coisas novas

Entre os brasileiros que já viajaram para o exterior, 62% procuram experimentar pratos novos quando viaja e 44% gostam de comer alimentos típicos, enquanto 31% preferem ficar longe dos pratos que desconhece. “Os turistas brasileiros também se preocupam com a qualidade da alimentação durante as férias, com 52% dos entrevistados afirmando que buscam se alimentar de maneira saudável mesmo fora do país”, destaca Piber.

Comida japonesa, preferência internacional

A mesma pesquisa foi conduzida simultaneamente em outros países nos quais a Hoteis.com atua e de acordo com os resultados globais, a culinária japonesa poderá um dia dominar o mundo depois de ser eleita a terceira melhor do globo. A pesquisa também mostra que há uma forte concorrência entre duas tradicionais nações, Itália e França, com países do Extremo Oriente pelo posto de melhor culinária do mundo.

Embora os turistas internacionais ainda prefiram os sabores italianos (32%) e franceses (24%), com estas culinárias alcançando primeiro e segundo lugar em diversos rankings, os pratos orientais estão ganhando popularidade com paladares mais cosmopolitas. 18% dos entrevistados em todo mundo votaram no sushi, tempurá, raman e soba japonês, principalmente quando se trata de um jantar mais requintado.

Vários outros países asiáticos aparecem na lista dos 10 mais preferidos, incluindo a China (13%), Tailândia (8%), Taiwan e Índia (5%). A popularidade de pratos típicos como Paella e Tapas pode ter contribuído para a Espanha conquistar o quinto lugar (11%) do ranking, enquanto aqueles que amam hambúrguer e batatas fritas têm ajudado os Estados Unidos a ocuparem o sexto lugar (10%) na tabela.


Extraído na íntegra de http://hoteliernews.com.br/2012/08/pesquisa-mostra-que-turistas-brasileiros-optam-por-culinaria-italiana/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planeta Sustentável