segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tendências internacionais para o mercado de viagens corporativas

Olá!

Este artigo foi publicado na Revista Infra Outsourcing & Workplace ano 14 - nr 146 - set/12, página 89 - útil para as assistentes que têm sob sua responsabilidade a elaboração e/ou revisão de Política de Viagens.

Um abraço,

Meire Melo


O estudo "Estatístico 2012" realizado pelo CE-30 - o Comitê de Executivos da Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ABGEV) - foi divulgado no boletim da instituição e traz dados importantes para o setor de viagens corporativas, como a compra de serviços fragmentados (refeições a bordo, conexão à internet, entre outras facilidades), chamados de "ancilary fees". Trinta e quatro por cento das empresas pesquisadas permitem que os viajantes corporativos comprem estes serviços, enquanto 33% já estão avaliando incluir esse tipo de serviço em sua política de viagens, o que aponta que esse tipo de compra está se tornando uma tendência no mercado brasileiro.

Outro dado interessante é referente à antecedência na compra das viagens: 78% das empresas compram viagens nacionais, em média, 7,7 dias antes, enquanto que para viagens internacionais a média sobre para 13,3 dias.

Além disto, 48% das empresas realizam o "client review" a cada três meses, permitindo que se possam incluir ou excluir itens dos programas de viagens conforme a utilização ou adesão dos viajantes corporativos, além das novidades que surgem no mercado. O mesmo percentual de empresas realiza processos de concorrência globais, portanto, tudo que é definido para o programa de viagens da empresa é utilizado em qualquer localidade em que ela esteja situada, criando um padrão global.

Assim, percebe-se que as mudanças que acontecem internacionalmente no setor de viagens corporativas estão ganhando força e adentrando cada vez mais rápido ao mercado brasileiro.

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